Obama é Reeleito presidente dos Estados Unidos, o que muda no panorama político americano?

Na noite da última terça feira, os americanos conheceram os resultados das urnas. E elas apontaram para mais quatro anos do democrata Barack Hussein Obama, de 51 anos, que já foi senador por Illinois e em 2008 tornou-se o primeiro presidente negro da história democrática dos Estados Unidos da América.

Quando assumiu o governo, em janeiro de 2009, Obama tinha grandes desafios pela frente. O maior de todos era a econômia, que vinha de uma grande queda em setembro de 2008, especialmente com a falência de um grande banco americano, o Lehman Brothers e a crise da bolha imobiliária, que afetou a vida de milhares de americanos, deixando com um dos piores níveis de desemprego e pobreza desde a depressão de 1929. Além disso, o país estava envolvido em duas guerras, a do Iraque e a do Afeganistão, bem impopulares.

Com esse cenário, o democrata assumiu prometendo mudanças, principalmente do estilo radical e tradicionalista que os republicanos faziam, especialmente nas áreas de política externa e auxilio aos mais necessitados.

Quatro anos se passaram e pouco mudou, a economia americana lentamente se recupera, porém ainda sofre resquícios da grave crise de 2008. As mudanças sociais que o presidente queria fazer sofreram duros golpes no congresso, fortemente dominado pelos republicanos, e a dívida americana, que sempre foi algo confiável nos mercados financeiros, teve sua nota de classificação rebaixada pela primeira vez na história.

Seu adversário, Mitt Romney, não encontrou muita união e consenso do próprio partido, para concorrer com Obama. Mas venceu as prévias e disputou voto a voto a eleição desta semana. Com tudo, não teve o carisma suficiente para derrotar o candidato, especialmente por ser impopular com a camada mais pobre americana.

Agora, Barack Obama tem mais quatro anos para mostrar que pode ser o presidente americano que todos nós “sonhamos” ou se transformar na maior decepção do cargo mais importante do planeta.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

4 Respostas

  1. Gus na Área, eu acho que o EUA merece um presidente melhor que o Obama, pois sua canditadura passada não fez nada notável e não ajudou o sul norte-americano que está recebendo um forte preconceito e tabém podem sofrer um grave desastre natural e nada fazem. Com isso, Romney está mais bem preparado para comandar a maior potêncial mundial e fazer o que Obama não fez. Abraços campeão!

  2. a rodela nao sai da frente desse computador!

    1. Não sei o q você quis dizer com este
      Tipo de comentário.

      1. É que você não esta vendo porque ta pelo interface do administrador tem uma rodela na frente da sua matéria tem que arrumar o formato pelo php e html configurando…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: