No último domingo, 28/10, ocorreu o segundo turno das eleições municipais em 50 cidades brasileiras, sendo 12 delas no estado de São Paulo, incluindo a capital e mais quatro cidades da região metropolitana.
O resultado foi o sucesso do Partido dos Trabalhadores (PT) em São Paulo, Mauá e Santo André, três cidades em que, nos últimos quatro anos, a legenda era considerada oposição.
Essa vitória foi fruto da imagem do ex-presidente Lula, que ainda participa ativamente do PT e procura renovar o partido que fundou , tentando afastar a imagem negativa formada pelos acontecimentos que envolveram líderes do partido com no esquema do mensalão. Com essa eleição e com a vitória de Fernando Haddad, em São Paulo, Lula busca novos líderes para tocar o partido e mantê-lo no poder, para que quando sua figura não possa ser tão forte quanto hoje, o PT possa ter continuidade na politica brasileira
Já o PSDB, que governa o Estado de São Paulo há 18 anos, perdeu o poder na capital, o qual mantinha há oito anos. Mas o caso mais enigmático é o de José Serra. O ex-governador perdeu sua segunda eleição seguida para um ex-ministro do governo Lula que nunca havia concorrido a um cargo eletivo. Em 2010, a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff foi eleita presidente, deixando o tucano em segundo lugar. Agora quem o deixou para trás foi um ex-ministro da educação. Com essa perda, Serra deve rever sua carreira política e se ainda tem validade no contexto eleitoral contemporâneo.
Muito bom Gustavo. Continue cada vez mais se desenvolvendo e aprendendo, nesta sua opção profissional, o qual você faz com dedicação e muita paixão. Torço muito por você.