As eleições municipais em São Paulo e no ABC e o domínio do PT na metrópole

No último domingo, 28/10, ocorreu o segundo turno das eleições municipais em 50 cidades brasileiras, sendo 12 delas no estado de São Paulo, incluindo a capital e mais quatro cidades da região metropolitana.

O resultado foi o sucesso do Partido dos Trabalhadores (PT) em São Paulo, Mauá e Santo André, três cidades em que, nos últimos quatro anos, a legenda era considerada oposição.

Essa vitória foi fruto da imagem do ex-presidente Lula, que ainda participa ativamente do PT e procura renovar o partido que fundou , tentando afastar a imagem negativa formada pelos acontecimentos que envolveram líderes do partido com no esquema do mensalão. Com essa eleição e com a vitória de Fernando Haddad, em São Paulo, Lula busca novos líderes para tocar o partido e mantê-lo  no poder, para que quando sua figura não possa ser tão forte quanto hoje, o PT possa ter continuidade na politica brasileira

Já o PSDB, que governa o Estado de São Paulo há 18 anos, perdeu o poder na capital, o qual mantinha há oito anos. Mas o caso mais enigmático é o de José Serra. O ex-governador perdeu sua segunda eleição seguida para um ex-ministro do governo Lula que nunca havia concorrido a um cargo eletivo. Em 2010, a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff foi eleita presidente, deixando o tucano em segundo lugar.  Agora quem o deixou para trás foi um ex-ministro da educação. Com essa perda, Serra deve rever sua carreira política e se ainda tem validade no contexto eleitoral contemporâneo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Uma resposta

  1. Muito bom Gustavo. Continue cada vez mais se desenvolvendo e aprendendo, nesta sua opção profissional, o qual você faz com dedicação e muita paixão. Torço muito por você.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: