Voltando ao blog, que saudades de escrever por aqui. Não é de hoje que a violência de “torcidas” ou quadrilhas organizadas aqui no Brasil faz o futebol como vitima. Esta situação se assemelha com o cenário do futebol Inglês dos anos 80, onde o futebol tinha virado refém do hooliganismo e das “Firmas” que tocavam o terror em partidas de futebol dentro e fora dos estádios. Para esta barbárie acabar , o governo precisou realmente intervir e agir em conjunto com os clubes, e melhorar a estrutura policial para ter “tolerância zero” com arruaceiros que provocavam confusão e mortes.
Mas isto veio depois de uma serie de acontecimentos e desastres com times ingleses , depois de uma delas, a UEFA baniu os clubes ingleses de participar de competições europeias. Depois de outro desastre, o governo erradicou e “elitizou” o esporte. O resultado disso foi a mudança de atitude do torcedor, com a melhora do ambiente de estadio, mas necessitou encarecer os ingressos. Lógico que ainda existem brigões na Inglaterra e Europa que utilizam o futebol como subterfúgio para resolver diferenças, mas a coisa e bem menor que no século passado.
Latino Americanos estão entrando nesta rota perigosa
Enquanto isso , aqui em terras tupiniquins e na América do Sul, parece que nada sobre a violência no futebol será resolvido. As autoridades ainda vão demorar a tomar uma atitude digna para proteger quem trabalha e quem realmente ama este maravilhoso esporte. Além do fator rivalidade, a também o fator social que o futebol envolve, ele é um catalisador de atenção, com isso as pessoas de má fé se utiliza para se promover, em bandos, lutando uns contra os outros.
Espero que o Brasil de um ponto final a essa balbúrdia e pacifique este espetáculo, mas para isto, é necessário o envolvimento de todos os setores da sociedade. A segurança publica, entender e combater a violência, com inteligência e não com truculência. Á polícia britânica levou 20 anos para perceber isto, quanto tempo será que a nossa polícia irá modificar seu modo de combater os “Hooligans Brasileiros” e deixar os estádios e o futebol para quem realmente ama o esporte? E será que teremos que sofrer tudo que os ingleses sofreram para pacificar o nosso futebol?
- Barbarie entre as torcidas de São Paulo e Palmeiras na Final da Super Copa de Juniors em 1995
- Torcida Organizada do Corinthians briga entre si e polícia militar intervem na situação
- Torcida do Santos envolvida em Briga em 2012
Bela matéria Andrei, muitos abraços para sua familia, excelente trabalho principalmente na questao de etnia de diferentes paises e localização !
Concordo com o Luiz, você, Don Porpeton, fez um ótimo trabalho com essa matéria, que sua família fique com Deus, e a violência acabe para sempre!
E ae champz, queria deixa uma matéria bem legal “http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,golfinhos-assassinos-da-ucrania-estao-a-solta-,1007964,0.htm”.